HomeFlorianópolisAtleta de Florianópolis conquista posição de destaque entre brasileiros em campeonato mundial

Atleta de Florianópolis conquista posição de destaque entre brasileiros em campeonato mundial

Na Copa do Mundo de Patinação Artística, em meio a 27 competidoras, a manezinha Manuela Assur Gonçalves Dezotti, 15 anos, se destacou em Trieste, na Itália. No velho continente ficou em 1º lugar entre brasileiros e em 15º no ranking geral da modalidade Livre. A disputa ocorreu entre os dias 17 e 26 de maio.

Até o evento, ela participou de diversas competições. Por cinco vezes, foi campeã estadual na modalidade Free Dance, e tetracampeã na modalidade Livre. Obteve dois vices no Campeonato Brasileiro em Free Dance Combinado Juvenil e Livre Internacional Infantil.

Atualmente na categoria Cadete (14 e 15 anos), Manu foi convocada em Abril para a primeira etapa da Copa do Mundo, em Brasília. Entre as 24 participantes, alcançou a 8ª posição no ranking geral Livre e novamente foi convocada, desta vez para a segunda etapa do torneio, na Europa. Já em Trieste, enquanto se preparava para seu novo desafio, compartilhou a impressão de competir em nível internacional: “Estar aqui é surreal. A cidade é linda e a atmosfera da competição é incrível”, ressaltou a atleta.

Moradora do Sul da Ilha e estudante da EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, desde pequena Manu é apaixonada pela patinação. Em seu último ano no Núcleo de Educação Infantil Municipal Maria Nair da Silva, com apenas 5 anos de idade, descobriu no esporte um amor para toda a vida. \”Comecei ainda criança e nunca mais parei. A sensação de deslizar sobre rodas me dá uma liberdade indescritível\”, contou. As habilidades evoluíram ao longo do tempo, com novos saltos e giros sendo praticados. Após um ano, participou do seu primeiro campeonato: Dente de Leite.

Sabendo seu objetivo, sempre seguiu uma rotina rigorosa de treino somado a uma alimentação centrada na saúde e evolução física. O dia a dia árduo envolve desafios comuns entre atletas da modalidade, como dores, desgaste, o que muitas vezes pode acarretar em uma aposentadoria precoce. Com Manu não foi diferente. Embora continue em atividade, a jovem patinadora teve duas graves lesões ao longo da carreira: uma no tornozelo; outra no ombro, quando precisou ser afastada das pistas por cerca de um mês.

Os pais, que também são patinadores, sempre a apoiaram, porém os recursos são limitados. \”Fazemos rifas, eventos e contamos com a ajuda de parentes e amigos para custear as viagens e competições”, explica Caroline Assur Gonçalves Dezotti, mãe de Manuela. Devido a carência de patrocinadores, apenas o técnico Alisson Gassen pôde acompanhá-la na viagem à Trieste. \”Seria um sonho poder ter minha família aqui comigo, mas infelizmente não tivemos como arcar com todos os custos\”, disse Manu.

A história de Manuela é um exemplo de talento e superação, mostrando que independentemente das dificuldades, é possível alcançar grandes feitos com muita persistência e dedicação aos seus objetivos e metas.

Um esporte, uma paixão, uma família

Os pais da pequena Manu estavam em busca de práticas saudáveis e desenvolvimento para a família, quando encontraram na patinação artística tudo o que procuravam. No embalo da filha, Carol começou a patinar com 36 anos, na categoria Master. Tempos depois, o pai de Manu, Gilson Amaro Dezotti, na época com 42 anos, ingressou no esporte.

Juntos somam diversas participações em torneios e um campeonato estadual conquistado na categoria Master em Duplas. A união entre eles os permitiu competir internacionalmente, na Copa Mercosul de Patinação Artística, na categoria Família. Entrosamento e sintonia rendeu-lhes as maiores notas nos quesitos figurino, coreografia e harmonia.

CONFIRA TAMBÉM:
- Publicidade -spot_img

MAIS POPULARES HOJE